A Secretária de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) oficializou a cessão de 12 imóveis, localizados no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Os terrenos, que foram desapropriados pelo Governo de Alagoas e agora cedidos à universidade, serão usados para uma ampliação do campus da instituição.
O processo contou com um investimento de 11 milhões de reais por parte da Uncisal, que garantiu a desapropriação dos imóveis residenciais e comerciais nos arredores do Campus Governador Lamenha Filho. O Termo de Cessão foi celebrado em reunião ocorrida na Seplag, na quinta-feira (17), dia em que a cessão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Estiveram presentes nas assinaturas dos termos de cessão o reitor da Uncisal, Henrique Costa; a Secretária de Estado Interina de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Elesjandely Marques; e a Secretária Especial de Gestão e Patrimônio; Júlia Casado. "Estamos muito felizes com a entrega desses 12 imóveis para a Uncisal, permitindo a concretização dos projetos de ampliação da universidade. Com essa entrega, o governo Paulo Dantas reafirma o compromisso com investimentos para proporcionar uma educação pública de qualidade para todos os alagoanos", destacou a secretária especial.
O projeto de ampliação da universidade dá continuidade a maior reforma estrutural da história da instituição, que já garantiu melhorias em salas de aula, laboratórios e áreas de convivência, implantação de medidas de acessibilidade e aquisição de equipamentos voltados para o ensino, pesquisa e extensão, dentre outras coisas. As obras tiveram início no ano de 2021 e seguem rendendo melhorias à universidade, com um total de 20 milhões de reais investidos ao longo dos quase 4 anos de reformas.
Nos espaços desapropriados existem projetos já em fase avançada para a construção de um restaurante universitário, uma policlínica destinada a atividades com os estudantes, um prédio voltado para pesquisas e uma quadra poliesportiva, o que irá permitir que as atividades esportivas dos alunos, que no momento precisam ser realizadas em quadras externas, possam ser executadas na própria instituição.
O processo segue uma linha de trabalho focada na otimização dos espaços imobiliários do estado por parte da Seplag, através da Superintendência de Gestão e Patrimônio (SGP).
Fonte: Ascom Seplag