A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) iniciou, nesta quinta-feira (12), uma programação para levar serviços de saúde para as cooperativas parceiras através do Projeto Saúde dos Catadores de Recicláveis. A iniciativa visa garantir melhores condições de trabalho para estes profissionais.
A primeira cooperativa atendida foi a Coopmundaú, responsável pela coleta seletiva no bairro do Vergel do Lago e adjacências. Desde o início das atividades, as 9h, os cooperados receberam serviços de saúde como Vacinação, Teste Rápido, Aferição de Pressão, Glicose, Fisioterapeuta e Clínico Geral, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, promovendo bem-estar e motivação.
Cristiana Viana, uma das cooperadas da Coopmundaú, agradece os cuidados fornecidos pela Prefeitura.
"Nos esforçamos muito para entregar uma coleta seletiva boa para a população. Então, esses exames e cuidados são legais para nos manter bem, com a saúde em dia e exercendo nosso trabalho sem falhar. Assim, a gente contribui com a cidade limpa", contou.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, relembrou a importância de manter estes trabalhadores saudáveis.
"São trabalhadores que pegam pesado no dia a dia, que muitas vezes não tem acesso ou preocupação com a saúde e precisam desse cuidado. O serviço realizado por eles é de extrema importância para o meio ambiente e para a cidade. Assim, precisam estar bem de saúde para exerce-lo", disse.
A Coopmundaú foi apenas a primeira cooperativa atendida pelo projeto. A Autarquia ainda prepara uma série de atendimentos nas outras quatro cooperativas parceiras para as próximas semanas.
PROGRAMAÇÃO DE ATENDIMENTOS
20/09 - Cooprel Benedito Bentes
25/09 - Cooprel Antares
27/09 - Cooplum
30/09 - Coopvila
Fonte: Redação com Assessoria