A partir desta quarta-feira (21), Arapiraca se torna o epicentro da cultura cinematográfica em Alagoas com o início da 3ª edição do Festival de Cinema de Arapiraca. O evento, que se estende até o dia 25 de agosto, tem como objetivo não apenas entreter, mas também enriquecer o cenário cultural da região, trazendo uma programação ampla e acessível para todos os públicos.
A abertura do festival acontece às 19 horas, em uma das salas do Cinesystem, no Partage Shopping, com uma sessão especial que homenageia o centenário de Arapiraca, exibindo produções locais que destacam a história e a cultura da cidade. Os ingressos, distribuídos gratuitamente a partir das 17 horas, prometem atrair um grande público para celebrar a sétima arte.
"O Festival de Cinema de Arapiraca é um evento que celebra não só o cinema, mas também a história e cultura da cidade. É uma alegria poder ver como Arapiraca, no ano de seu centenário, se destaca como um polo de criatividade e talento, recebendo cinéfilos e profissionais de todo o Brasil. Através do apoio da Lei Paulo Gustavo, conseguimos fortalecer ainda mais esse evento, que tem sua importância para o desenvolvimento da economia criativa em Alagoas", disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Com uma série de atividades, que vão desde oficinas e masterclass até mostras competitivas e sessões infantis e inclusivas, o evento atrai público e profissionais de todo o país. Este ano, terá a participação do ator convidado Jesuíta Barbosa, considerado um importante talento do cinema brasileiro, que teve seu desempenho em longas-metragens aclamado pela crítica e também por renomados atores do país.
Crítica cinematográfica, atuação, fotografia, roteiro e realização de filmes estão na pauta dos encontros mediados por especialistas do setor, no Sesc Arapiraca.
Além de toda a programação, a primeira noite de celebração homenageará o roteirista Tairone Feitosa, por suas contribuições ao cinema brasileiro.
O encerramento acontecerá no domingo (25) com o Cerimonial de Premiação, que reconhecerá as melhores produções exibidas durante o evento, celebrando o talento e a criatividade dos cineastas participantes.
O festival é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, e pelo NAVI – Núcleo do Audiovisual de Arapiraca, por meio da AAMA – Associação de Artistas de Massaranduba e pela Arte Camaleão, com patrocínio do Sebrae Alagoas, produção da Filmes de Bananola e parceria com o Projeto Paradiso Multiplica, Sesc Arapiraca, Pub 13, Vinil, Clube 42 e Alagoar.
Confira a programação completa aqui.
Fonte: Secom Alagoas