A empresa Equatorial Alagoas foi notificada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) para que inicie imediatamente o realinhamento das fiações e a remoção de cabos e fios inutilizados ou em desuso dos postes de energia elétrica na capital alagoana.
De acordo com a assessoria das Semscs, a notificação se deu após receber inúmeras denúncias sobre os problemas que vem sendo causados pelo excesso de cabos e fios em postes na cidade. A notificação expõe a situação caótica nos postes em vários locais de Maceió, colocando em risco a segurança da população como os acidentes que ocorreram na semana passada com a fiação que entrou em curto circuito e incendiou postes no bairro do Jacintinho e no bairro da Gruta de Lourdes.
Segundo as informações, a Semscs também solicitou da Equatorial Alagoas a elaboração e apresentação de um plano de ação de como será feito o reordenamento. E pediu que as empresas de telecomunicações sejam acionadas para participarem da elaboração e execução deste plano de ação.
Thiago Prado, secretário titular da Semscs, destacou que "Uma das cidades mais bonitas do Brasil está sendo prejudicada esteticamente, e trazendo verdadeiros riscos a segurança da população por causa do caos instalado nos postes de energia de Maceió".
De acordo com as informações, o órgão municipal também oficiou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que faz a regulação do setor elétrico brasileiro, sobre os problemas nos postes espalhados em diversos bairros de Maceió. A Equatorial Alagoas pode ser multada administrativamente pela ANEEL em até 2% do faturamento anual da empresa.
*Com Ascom Semscs