Inaugurada em março de 2024, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Lúcia tem beneficiado mais de 250 mil pessoas de diversos bairros da parte alta de Maceió, como Antares, Jardim Petrópolis, Tabuleiro do Martins e adjacências. Com capacidade de 350 atendimentos diários, a unidade já acumula 36.433 mil atendimentos, entre consultas e exames, desde a sua abertura, buscando promover um atendimento humanizado e serviços de qualidade aos usuários do SUS.
A UPA Santa Lúcia é classificada como UPA 24h – Porte III e recebeu um montante de investimentos de R$ 4,8 milhões do Ministério da Saúde para mobiliários e equipamentos. O local está em pleno funcionamento e possui 19 leitos, sendo 4 de observação amarelo infantil, 8 leitos de observação amarelo adulto, 2 leitos em quartos privativos, 4 leitos de emergência para adultos e 1 leito para emergência infantil.
A população também conta com serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Odontologia, além de Serviço Social, que já acumulam quase 30 mil atendimentos e exames de baixa e média complexidade, como raio-X, elatrocardiograma e laboratoriais, que já atingiu a marca de 13.720 exames realizados. A unidade opera com o modelo de classificação de risco e prioriza o atendimento de acordo com a gravidade do paciente.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, o equipamento garante a melhoria da assistência em saúde para a população. "Ela chegou para fortalecer ainda mais a nossa rede de Atenção à Saúde. E na UPA podemos fazer todo o tratamento emergencial que o usuário precisa e encaminhá-lo para a atenção especializada, caso seja necessário. Para isso contamos com o Hospital da Cidade, que está absorvendo essas demandas e desafogando nossas Unidades de Pronto Atendimento de forma eficiente", destaca.
Fonte: Redação com assessoria