Barcha foi o 19º cavaleiro a se apresentar, e completou o percurso um tempo excelente (80s07), a segunda melhor marca de toda a competição. Mas o conjunto brasileiro cometeu uma falta e foi penalizado em quatro pontos, ficando de fora da briga pelo pódio.Stephan Barcha e Primavera ficaram a isso 🤏 do pódio olímpico em #Paris2024!
5º lugar geral na final dos saltos no hipismo. Grande participação do cavaleiro brasileiro! 👏👏👏 #Equestrian #JogosOlímpicos pic.twitter.com/OpCzUGECZp— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) August 6, 2024
"Eu estou muito orgulhoso de todo processo, da minha égua, sem ela seria impossível estar aqui. 5º lugar em uma Olimpíada não é pouca coisa. Eu amo o esporte, amo meus cavalos", disse o cavaleiro carioca, em declaração à Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Participando da oitava edição de Jogos Olímpicos da carreira, o cavaleiro Rodrigo Pessoa, montando o cavalo Major Tom, também participou da final dos saltos. O conjunto cometeu faltas em sequência logo no início e o cavaleiro decidiu não continuar na disputa. Pessoa acumula três medalhas olímpicas: um ouro (Atenas 2004) e dois bronzes (Atlanta 1996 e Sidney 2000).
Três conjuntos terminaram o percurso sem faltas e disputaram a medalha de ouro no chamado jump-off, a rodada desempate. O campeão olímpico foi Christian Kukuk, da Alemanha, montando o cavalo Checker 47. Ele foi o único a zerar o novo percurso. Steve Guerdart, da Suíça, foi o medalhista de prata e Maikel Van Der Vleuten, da Holanda, conquistou o bronze.
Fonte: Agência Brasil