Com atendimento voltado à saúde reprodutiva da mulher, o Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo, localizado no Hospital da Mulher (HM), em Maceió, disponibiliza a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de Cobre. Para ter acesso ao serviço, que é mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e evita a gravidez não programada, as mulheres devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais, que realizam o agendamento.
A médica de família e comunidade, Rafaela Freitas, explica que a inserção do DIU de Cobre acontece após avaliação da região pélvica. De acordo com ela, a mulher também recebe a orientação de realizar exames de ultrassonografia a cada seis meses, ou caso ocorra alguma intercorrência, para acompanhar se o dispositivo está posicionado corretamente.
"O DIU de Cobre funciona como espermicida, dificultando o encontro do espermatozoide com o óvulo, evitando a fecundação. Uma vez inserido, a paciente precisa fazer acompanhamento com exames de imagem para verificar se o dispositivo está posicionado corretamente", ressaltou a médica do Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo.
Ainda de acordo com Rafaela Freitas, o DIU não protege contra infecções.
"É um método contraceptivo livre de hormônios e tem validade de até 10 anos, não protegendo a mulher de infecções sexuais. Com ele, a mulher não precisa se preocupar com alteração hormonal, que aumenta a oleosidade, acne e reduz a libido, mas ele pode causar efeitos como escape e cólica no período menstrual, que pode ser controlada com medicação", frisou a médica.
Fonte: Secom Alagoas