A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) informa que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) abriu as inscrições para o Programa Garantia-Safra ano agrícola 2024/2025.
Os agricultores familiares devem realizar as inscrições por meio dos integrantes da Rede Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF): técnicos da Emater Alagoas, técnicos das prefeituras cadastrados como emissores de CAF; Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs).
A inscrição se dará com apresentação do CAF ou Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativo e os agricultores devem cumprir os requisitos pessoais estabelecidos aos beneficiários (destacados abaixo). Além da inscrição, a adesão é feita mediante pagamento dos boletos referente à contribuição individual ao Fundo Garantia Safra (FGS).
O FGS é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem por objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência dos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra devido ao fenômeno da estiagem ou excesso hídrico, por meio do pagamento de benefício financeiro.
O Garantia-Safra é pactuado com recursos do Governo de Alagoas, através da Seagri, Prefeituras Municipais, Fundo Garantia Safra e agricultores familiares.
O MDA estabelece critérios para receber o benefício Garantia-Safra, listados abaixo:
Todas as informações constantes da DAP ou CAF integram os dados cadastrais dos agricultores familiares junto ao Programa Garantia Safra. Dessa forma, é importante que antes de realizar a inscrição, os agricultores familiares devem se certificar de que atendem aos critérios do programa para evitar desclassificação ou de bloqueios preventivos no pagamento do benefício.
Fonte: Secom Alagoas