O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) lança a terceira edição do projeto Botânico Mirim, desenvolvido pelo Herbário MAC. Ao todo, 60 crianças, divididas em duas turmas, participam desta edição. A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, 17, às 9h, no auditório do IMA, na Avenida Fernandes Lima, Farol.
O Botânico Mirim 2024 terá duração de três meses. As turmas estão divididas entre os períodos matutino e vespertino, com 30 inscritos em cada turno. O projeto contará com 12 encontros presenciais, que acontecerão às quartas-feiras, no horário selecionado, e aos sábados pela manhã. Cada um desses encontros estará cheio de novos aprendizados e aventuras referentes ao meio ambiente. Trilhas ecológicas, passeio de barco-escola, dinâmicas, brincadeiras e muitas atividades fazem parte da programação.
As inscrições foram gratuitas e voltadas para crianças entre 8 e 12 anos. A infância é um período propício para o conhecimento de boas práticas ambientais, e, por meio das edições anteriores, é perceptível que os pequenos botânicos aprendem e levam adiante muitos dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.
Na cerimônia de abertura, os pequenos receberão seus kits de Botânicos Mirins, que contêm materiais importantes para o aprendizado durante os encontros do projeto, como caderneta, mochila e colete. Com isso, eles estarão preparados para anotar questões, fazer perguntas, guardar tudo o que for necessário para os passeios e se proteger.
De acordo com Helena Nascimento, coordenadora do projeto, o sucesso do Botânico Mirim é notável. "As crianças que já participaram sempre querem participar novamente. Mas nós tentamos dar oportunidade para novas crianças. Além disso, temos um formulário para saber a opinião das crianças e dos pais quanto ao projeto. Em todas as edições, recebemos praticamente 100% de opiniões e resultados positivos, o que demonstra como o projeto se tornou bem visto pela sociedade, pelo estado de Alagoas e o quanto podemos crescer", explica Helena.
Botânico Mirim
O projeto tem o objetivo de despertar o interesse, ainda na infância, para as boas práticas e conhecimentos ambientais, assim como promover a educação ambiental efetiva que vai impactar positivamente a geração atual, fazendo com que as crianças sejam futuros guardiões do meio ambiente.
Fonte: Secom Alagoas