O instituto Paraná Pesquisas divulgou, na última quarta-feira, o resultado de uma pesquisa eleitoral realizada em Maceió. O pré-candidato a prefeito pelo MDB, deputado federal Rafael Brito, considerou o resultado como uma oportunidade promissora, destacando o potencial de crescimento de sua campanha.
"Estamos começando efetivamente a pré-campanha agora, enquanto o outro candidato tem aproveitado amplo espaço na mídia há mais de 3 anos, financiado por milhões de reais do dinheiro do contribuinte em propaganda. A pesquisa, mesmo sendo de um instituto que tradicionalmente apresenta resultados mais favoráveis para a direita, revela que 70% do eleitorado de Maceió ainda não definiu seu candidato a prefeito", destaca Brito.
Rafael Brito interpreta o resultado da pesquisa espontânea, que aponta o prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), com 25,9% das citações, como um sinal claro de que a eleição em Maceió está completamente aberta: "Largar na frente indica uma vantagem momentânea para o candidato, mas não é garantia de vitória. Observamos isso nas eleições de 2020 em Maceió e em muitos outros lugares", explica.
O pré-candidato do MDB acredita firmemente que sua campanha poderá reverter a vantagem do atual prefeito no momento certo: "Durante a campanha, teremos a oportunidade de apresentar nossas propostas, engajar em um debate construtivo e expor as falácias da atual gestão. Estou confiante de que o eleitor de Maceió vai ouvir todos os candidatos e escolherá a melhor opção", afirma Brito.
Ele prefere focar nos números da pesquisa espontânea, que considera mais refletivos da realidade atual: "Ainda é cedo para discutir o voto estimulado, até porque a campanha ainda não está nas ruas. Os pré-candidatos de oposição são pouco conhecidos, enquanto o atual prefeito tem se sustentado nas pesquisas com base em uma realidade fabricada", critica.
Na visão de Brito, JHC é um "gigante" de pés de barro: "Ele mantém uma boa avaliação e aprovação baseada em uma imagem de cidade construída por marketing, redes sociais e propaganda oficial. No debate, e espero que ele não fuja, vamos mostrar a verdadeira Maceió. Ele será confrontado com uma realidade muito diferente da que tem propagado", adverte.
Brito aposta em um eleitorado maceioense mais consciente e crítico: "Ao final da campanha, os eleitores terão a chance de tomar uma decisão informada. Nossa expectativa é que os eleitores escolham a proposta mais sólida, um projeto que realmente visa desenvolver, ajudar e transformar a vida dos maceioenses para melhor", conclui.
Veja o resultado da pesquisa (espontânea)
- Não sabe/ Não respondeu: 62,10%
- Ninguém/ Branco/ Nulo: 7,90%
- JHC: 25,90%
- Alfredo Gaspar: 0,90%
- Davi Davino Filho: 0,90%
- Rafael Brito: 0,70%
- Rui Palmeira: 0,60%
- Lobão: 0,30%
- Outros nomes citados: 0,70%
Metodologia
O Paraná Pesquisas ouviu 680 eleitores de Maceió. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre 20 e 25 de junho. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TSE é AL-02718/202
Fonte: Redação com assessoria