Rei Pelé, era filho de Celeste Arantes, que morreu nesta sexta-feira (21), e João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, era filho de Celeste Arantes, que morreu nesta sexta-feira (21), e João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, falecido em 1996. O pai do lendário atleta, assim como seu filho, foi jogador de futebol.
O pai de Pelé chegou a ganhar o apelido de "Maleável" por conta de sua habilidade facilidade para subir para o cabeceio. Dodinho teve passagens por times como Atlético Mineiro, Bauru e Vasco da Gama, sendo campeão paulista pelo Bauru em 1948.
Saiba-mais taboola
Além de Pelé, Dondinho e Celeste tiveram mais dois filhos: Jair Arantes do Nascimento, conhecido como Zoca, que foi por muitos anos executivo do grupo Pelé, e morreu em 2020, aos 77 anos, por conta de um câncer na próstata.
Maria Lúcia Arantes do Nascimento Magalhães, a caçula da família hoje tem 79 anos e cuidou de sua mãe até seu falecimento. Embora tenha tentado uma carreira no esporte, jogando vôlei, ela não seguiu o mesmo caminho de sucesso que seu irmão.
Pelé e seu pai, João Ramos do Nascimento, mais conhecido como Dondinho
Reprodução/Instagram
Alguns meses antes de falecer, Pelé fez uma homenagem ao pai no Dia Dos Pais, e mencionou como ele sempre foi sua inspiração. "Meu pai foi meu maior torcedor e também meu maior professor, sempre sonhei em jogar como ele. Foi para o meu pai que fiz uma das promessas mais importantes da minha vida. Eu tinha apenas dez anos quando o vi chorando depois da derrota do Brasil na Copa de 1950, mas naquele dia prometi que venceria uma Copa do Mundo por ele", escreveu o atleta que morreu em dezembro.
A morte de Pelé
Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, após passar por um tratamento de tumor de cólon, tendo se submetido a cirurgia e quimioterapia. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
O craque foi internado em agosto de 2021 após exames de rotina detectarem o tumor no cólon direito - uma parte do intestino grosso. Operado, ele passou também por quimioterapia. Durante a a internação, Pelé atualizou os fãs com posts positivos no Instagram. "O bom humor é o melhor remédio e isso eu tenho de sobra. Não poderia ser diferente. É tanto carinho que tenho recebido, que estou com o coração cheio de gratidão", escreveu.
Ao fazer exames de rotina, foi identificado um tumor no cólon do craque, que foi retirado em uma cirurgia no dia 4 setembro daquele ano. No dia 10 de setembro, um novo boletim médico afirmou que o ex-jogador se recuperava "de maneira satisfatória". No dia 14, ele recebeu alta da UTI. Em dezembro, Pelé foi internado novamente para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon.
Pelé com o pai, Dondinho, e o irmão, Zoca
Reprodução/Instagram
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em 1961
Getty Images