Soberano recebeu diagnóstico da doença em fevereiro e estaria combinando ações tradicionais com opções pouco usuais para se curar O rei Charles III, de 75 anos, que está meio do tratamento contra um câncer, foi fotografado nesta quarta-feira (22) às gargalhadas na recepção para os premiados do The 20th Prince's Trust Awards no Palácio de Buckingham, em Westminster, na Inglaterra. As fotos do evento causaram alívio nos súditos - é que apesar de aparentemente o soberano estar bem, pouco se sabe sobre como Charles, adepto da homeopatia e outros tratamentos alternativos, está lidando com a doença no dia a dia.
O diagnóstico de Charles foi revelado pouco depois dele passar por uma cirurgia devido à próstata aumentada, em janeiro passado. O Palácio nunca explicou qual tipo de câncer ou em que estágio a doença se encontrava - o mesmo aconteceu com Kate Middleton, que também está com câncer -, segundo a imprensa britânica para evitar especulações sobre chances de cura em relação aos índices de mortalidade.
O rei Charles III
Divulgação / Hugo Burnand
O confirmado é Charles não precisou ficar internado e ia para a London Clinic para o tratamento, que pode ter incluído, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. É que o rei é adepto de tratamentos alternativos, sendo um grande incentivador, por exemplo, da homeopatia, e Michael Dickson, diretor do Instituto de Medicina Alternativa do monarca, acompanha o tratamento de Charles.
Descreditado na comunidade científica, Dickson é tido em alta conta pelo soberano. Charles, apesar da posição, tem um estilo de vida considerado um pouco alternativo, sendo adepto do vegetarianismo, sem comer qualquer tipo de carne ou laticínios. Há décadas ele é um ferrenho defensor da natureza e da sustentabilidade, mas segundo os jornais ingleses, Charles teria aceitado o tratamento médico tradicional para seu caso, sem abrir mão da medicina alternativa.
Rei Charles III e rainha Camila
Reprodução/Instagram
O rei cancelou então seus compromissos orientado por seus médicos, com a rainha Camilla, a princesa Anne, o príncipe Edward e a sua esposa, Sophie, a duquesa de Edimburgo, se dividindo para dar conta da agenda do monarca. Charles continuou a trabalhar do palácio, tendo encontros com políticos e tomando decisões relativas a seu reinado.
Neste meio tempo, a Família Real atualizou os planos para o funeral do rei, o que seria um procedimento usual em casos assim. Charles voltou aos eventos públicos no final de abril, e avisou que estava indo bem ao ser indagado sobre sua saúde. No dia 9 de maio, ele apareceu sem anunciar em Minley e surpreendeu os presentes com seu humor ácio. "Peço desculpas por pegá-lo de surpresa. Quando esta oportunidade apareceu e eu pude sair da minha jaula, eu queria vir dar uma olhada", brincou.