Na faixa dos 50 anos, a dificuldade de engravidar é bem maior, explica endocrinologista A apresentadora Adriane Galisteu, de 51 anos, contou nessa terça-feira (14), que deseja engravidar novamente. Mãe de Vittorio, de 13 anos, com o empresário Alexandre Iódice, de 53, ela quer aumentar a família e tem a atriz Claudia Raia, de 57, como sua grande inspiração. Claudia engravidou de seu terceiro filho aos 55 anos. "A única coisa que lamento é não ter tido outro filho. Claudia Raia é minha referência total", comentou Adriane.
A apresentadora também disse na entrevista que um dos motivos para não ter realizado o sonho é o fato de o marido não ser muito adepto da ideia. "O problema é que meu marido não quer. Então, eu tenho que ver o tamanho da encrenca que eu quero arrumar em casa. Se eu vou forçar, dar o golpe da barriga", brincou.
Claudia Raia e o marido, Jarbas Homem de Mello, e o filho, Luca
Reprodução/Instagram @estudio_thalitacastanha
Quais as dificuldades que as mulheres têm para engravidar aos 50?
De modo geral, mulheres mais velhas têm maior dificuldade para engravidar. De acordo com o médico endocrinologista James Barbosa há algumas razões para isso, como a redução da reserva ovariana, que é a quantidade de folículos (estruturas que contêm os óvulos) presentes nos ovários e importante marcador da fertilidade, e a deterioração da qualidade dos óvulos, que tende a ocorrer com o avanço da idade.
"A principal causa é a diminuição tanto da quantidade quanto da qualidade dos óvulos na medida em medida que a idade avança. A reserva ovariana diminui ao longo do tempo, o que significa que há menos óvulos disponíveis para serem fertilizados. Além disso, a qualidade dos óvulos também tende a diminuir, aumentando o risco de aborto espontâneo e anomalias cromossômicas nos embriões", explica James.
Além disso, o endocrinologista afirma que questões de saúde, como condições médicas crônicas, também podem impactar a fertilidade. "Outros fatores, como alterações hormonais e problemas de saúde, como endometriose ou miomas uterinos, bem como o envelhecimento dos órgãos reprodutivos, como o útero e as trompas de falópio, também podem contribuir para as dificuldades de engravidar em mulheres mais velhas", complementa.
Saúde em dia
James explica o que as mulheres podem fazer para evitar frustrações caso tenham o desejo de engravidar após os 50 anos. "Para evitar surpresas e frustrações, é recomendado realizar alguns exames, como a dosagem de hormônios, como o hormônio luteinizante (LH), estradiol, progesterona e hormônio antimülleriano (AMH), que podem ser medidos para avaliar a reserva ovariana e a função hormonal, além de exames de imagem, como o ultrassom transvaginal. Nesse momento, é aconselhável buscar um médico especialista em fertilidade", aconselha o médico.
O endocrinologista dá orientações sobre o que as mulheres podem fazer para melhorar sua fertilidade. "Algumas medidas que podem ajudar as mulheres seriam fazer consultas médicas regulares, além da adoção de um estilo de vida saudável. É importante também manter um peso adequado, evitar o tabagismo, limitar o consumo de álcool e praticar exercícios físicos regularmente. Tudo isso pode contribuir para a preservação da saúde reprodutiva", conta.