Mais uma etapa do Programa Ver Melhor Alagoas será realizada para oferecer serviços de qualidade na área oftalmológica à população da X Região de saúde, formada por sete municípios do Alto Sertão. Para isso, na sexta (17) e no sábado (18), a partir das 7h, uma equipe multidisciplinar estará no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, realizando triagem para a marcação de cirurgias.
A ação prevê, em média, 300 pacientes atendidos a cada dia. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os problemas oftalmológicos podem surgir por inúmeros motivos, desde causas genéticas, até hábitos e estilos de vida. A médio e longo prazos, eles podem causar, entre outras coisas, dificuldade para enxergar e, até mesmo, em casos mais graves, a cegueira.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), informa que, atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo. Deste total, entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados.
O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, salienta que, por meio da ação, a população de Delmiro Gouveia e região poderá ter acesso a consultas oftalmológicas. As pessoas assistidas também poderão realizar exames e o procedimento cirúrgico referente à catarata e pterígio, sem a necessidade de deslocamento para Maceió.
"Essa etapa do programa Ver Melhor Alagoas traz para a população do Alto Sertão serviços especializados na área da oftalmologia. Com o apoio da Sesau e atuando em parceria com o Cosems/AL [Conselho das Secretarias Municipais de Saúde] e as Secretarias Municipais de Saúde [SMSs], o HRAS tem conseguido qualificar a assistência à população, por meio da oferta de 600 procedimentos", disse Carlos Augusto dos Anjos.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Programa Ver Melhor Alagoas proporciona para a população uma saúde acessível e de melhor qualidade.
"Nossa população é carente de serviços oftalmológicos e, por isso, é tão importante levar o Programa Ver Melhor para todas as regiões do Estado. Assim, todos podem ter acesso e agendar suas consultas oftalmológicas e suas cirurgias de uma forma simples e fácil", afirmou o gestor estadual da saúde alagoana.
Fonte: Secom Alagoas