Inspirados pela pele saudável e radiante de celebridades como Jennie, Wonyoung e Taeyeon, muitos fãs têm buscado influência na rotina de skincare coreana; saiba mais sobre a abordagem do K-beauty A influência da rotina de skincare dos idols de K-pop nos fãs tem sido significativa, levando muitos a adotarem práticas semelhantes em busca de uma pele saudável e radiante. Inspirados por celebridades como Jennie do BLACKPINK, Wonyoung do IVE e Taeyeon do Girls' Generation, muitas pessoas estão aderindo os cuidados com a pele inspirados no K-Beauty, abreviação para Korean Beauty, que se refere às tendências e produtos de beleza originados na Coreia do Sul. Esse movimento reflete uma mudança na forma como as pessoas enxergam a rotina de cuidados com a pele, priorizando uma abordagem mais completa e sofisticada.
O mercado de skincare no Brasil também tem passado por transformações significativas nos últimos anos, e uma das influências mais marcantes tem sido a ascensão do K-Beauty. Para entender melhor como essa tendência tem moldado o mercado brasileiro, conversamos com Soyeon, influenciadora, empreendedora e proprietária de uma marca de cosméticos que tem presença tanto no Brasil quanto na Coreia.
Além disso, conversamos com Julia Peres, médica graduada pela Universidade de São Paulo, que avaliou algumas dicas de skincare dadas pelos artistas coreanos e como isso pode ser implantado em sua rotina. Afinal, a importância de uma rotina de skincare vai muito além da estética; é fundamental para a saúde da pele.
Segundo Soyeon, a K-Beauty, influenciado pelo consumo do K-Pop, tem sido uma força poderosa na introdução de novos conceitos e produtos de skincare no Brasil. A obsessão coreana por uma pele saudável e radiante tornou-se uma referência global, e os brasileiros não ficaram imunes a essa influência. "As coreanas são referências de pele boa e de cuidado com a pele, e acredito que o K-Beauty teve muita força para gerar esse desejo de conhecer melhor o skincare e seus produtos", explicou Soyeon.
Wonyoung, do IVE
Divulgação
Inspiração das K-idols
Jennie, integrante do Blackpink e rosto de várias marcas mundiais, é vista como uma influência para milhares de fãs. Em sua rotina de cuidados com a pele, a cantora já mencionou ser usuária do método de beleza conhecido como "custo zero", que inclui a técnica facial com água gelada, simplesmente mergulhando as mãos em uma tigela de água gelada e massageando suavemente todo o rosto. Isso permite que a pele se acostume com a temperatura fria antes de mergulhar o rosto na água refrescante.
Outra artista que também presta atenção à sua limpeza facial é Taeyeon, do Girls' Generation, que mencionou usar o método de "dupla limpeza" com cleansing balm e sabonetes faciais em sua rotina de skincare.
A Dra. Julia Peres destaca a importância da limpeza facial, mencionada nas rotinas das idols de K-Pop: " A limpeza dupla serve para remover sujidades e maquiagem/base, aumentando a desobstrução dos poros e permitindo que o skincare aplicado posteriormente seja melhor absorvido".
Assim como a médica, Soyeon aponta que o método de limpeza, muito utilizado nas rotinas de pele das coreanas, deveria ser mais utilizado pelos brasileiros: "Limpar bem o rosto e remover a maquiagem da pele é tão importante quanto aplicar os produtos de skincare", destaca ela.
Ao comentar mais sobre como a abordagem de skincare coreana e brasileira se diferem, Soyeon menciona principalmente a ênfase dada às etapas básicas e à preparação da pele." O skincare coreano parte do princípio de fazer um skincare básico, mas completo, construindo "camadas" na pele por meio das etapas básicas. Cada produto é selecionado com muito cuidado, com foco em caprichar na preparação da pele antes de se maquiar, por exemplo. Já na abordagem brasileira, eu enxergo que o foco principal está em fazer uma maquiagem bem produzida, enquanto as coreanas dão mais importância em fazer caprichar no skincare para preparar a pele", menciona.
Outra celebridade que serve como inspiração entre os fãs de K-Pop é a solista IU, que mantém em sua rotina o uso de essências, como o própolis. Sobre o passo de skincare, a Dra. Julia comenta: "As essências são produtos leves, que podem ter base aquosa e carregam ativos para preparar a pele para o passo posterior. Podem ser enriquecidas com uma ampla diversidade de extratos naturais, recursos amplamente utilizados na cosmetologia. Além do própolis citado pela IU, uma ampla gama de extratos vegetais cumpre adequadamente funções como hidratar, acalmar, melhorar a barreira da pele e controlar a oleosidade. A escolha do extrato deve atender às necessidades de cada pele, e uma mesma pessoa pode receber diversos extratos vegetais numa mesma fórmula, somando efeitos na skincare", explica a profissional.
IU
Divulgação
Uma das principais tendências da rotina de skincare coreana que tem conquistado os brasileiros é a busca pela "pele glow", ou seja, uma pele com aspecto luminoso e saudável. "Até há um tempo, as brasileiras não eram muito adeptas à pele com brilho, com aspecto de molhado. Com a expansão do K-Beauty, essa tendência das coreanas reproduzindo a pele glow gerou mais interesse", observou Soyeon.
Quanto aos produtos mais populares entre os consumidores brasileiros, Soyeon destacou aqueles que prometem hidratação e regeneração da pele. "Os mais procurados são os que cumprem a função de hidratação e regeneração. A importância de ter a pele bem hidratada está sendo cada vez mais conhecida, então os consumidores buscam por produtos que prometem hidratação", disse.
Um dos itens mais populares entre os consumidores brasileiros são as máscaras faciais. Esses produtos permitem um cuidado mais focado em um determinado objetivo, além de proporcionarem uma experiência de spa em casa. A praticidade e os resultados imediatos são fatores que contribuem para a popularidade das máscaras faciais no mercado brasileiro.
A frequência ideal de uso de máscaras faciais na rotina de skincare varia de acordo com a finalidade da máscara. Segundo a Dra. Julia Peres, elas podem ser usadas de 1 a 3 vezes por semana. Por serem produtos com ativos especiais e concentrados, sua aplicação pode ser mais espaçada.
Importância da Rotina de Skincare
Em busca de uma pele radiante e saudável, muitos se deparam com a dúvida entre os produtos de skincare vendidos sem receita médica e os tratamentos realizados em consultório dermatológico. Para esclarecer essa questão, Dra. Julia Peres detalhou as vantagens dos procedimentos profissionais:
"Os tratamentos dermatológicos em consultório utilizam substâncias em concentrações mais altas que as dos produtos de skincare vendidos sem prescrição. Além disso, muitas vezes são realizados com dispositivos que aumentam a eficácia do tratamento, como microagulhamentos, lasers e outras tecnologias. Os protocolos podem proporcionar resultados rápidos ao ensinar a pele a produzir colágeno e elastina, com substâncias regenerativas, como o hialurônico regenerativo inteligente, o fito-PDRN e os exossomos. Esses últimos são vesículas menores que um vírus, capazes de penetrar na pele e reorganizar seu funcionamento celular e a comunicação entre as células", explica ela.
A doutora também menciona como a pele, quando cuidada com skincare adequada de maneira consistente, apresenta uma série de benefícios que vão além da estética. "A pele que recebe skincare adequada de maneira consistente, tende a apresentar aparência mais homogênea, textura e coloração, envelhecimento de modo mais gentil, maior hidratação e integridade da barreira cutânea e com isso, está menos propensa a dermatites, e, principalmente, apresentará redução substancial de câncer de pele, devido ao protetor solar!".
Influência do K-Beauty no Mercado Brasileiro
Questionada sobre a influência do k-beauty no mercado brasileiro, Dra. Julia menciona: "A k-beauty prioriza peles bem acabadas, com glow e beleza natural. Para isso, a skincare deve ser bem completa e com ricos ativos. Uma pele radiante e saudável aos moldes coreanos pede um banquete de nutrientes que pode ser obtido mediante um passo a passo extenso e abundante em substâncias. A extensa midiatização desse skincare sofisticou a maneira como o mercado brasileiro enxergava skincare, adicionando passos e enriquecendo as rotinas, e também trouxe uma abordagem de beleza natural para as peles, que devem estar bonitas mesmo sem filtro ou maquiagem".
Ao comparar a abordagem de skincare coreana com a brasileira, Soyeon também destaca uma diferença fundamental na maneira como as duas culturas encaram o cuidado com a pele. "O skincare coreano parte do princípio de fazer um skincare básico, mas completo, construindo 'camadas' na pele por meio das etapas básicas. Cada produto é selecionado com muito cuidado, com foco em caprichar na preparação da pele antes de se maquiar, por exemplo", explicou. Já a abordagem brasileira tende a focar mais na maquiagem em si, relegando o skincare a um segundo plano. No entanto, Soyeon ressalta que essa mentalidade está mudando à medida que os brasileiros se conscientizam da importância de uma pele bem cuidada.
Em suma, o K-Beauty tem desempenhado um papel fundamental na transformação do mercado brasileiro de skincare, introduzindo novos conceitos, produtos e tendências que têm conquistado cada vez mais os consumidores brasileiros. A influência da cultura coreana no skincare é evidente, e parece que essa tendência veio para ficar.