Surfista levou grupo com mais dez surfistas para o estado para auxiliar em resgate de pessoas ilhadas Pedro Scooby, que está no Rio Grande do Sul com mais um grupo de surfistas, voltou aos Stories do Instagram nesta terça-feira (7) para enumerar os resgates de pessoas ilhadas ou em situação de risco que realizou durante o dia.
"Acabamos de sair da água, hoje foi um dia especial", disse ele, acompanhado do também surfista e ex-BBB Lucas Chumbo. Os dois detalharam que sobrevoaram as áreas inundadas no início do dia com ajuda de bombeiros, e partiram para auxiliarem no resgate de pessoas em motos aquáticas que levaram do Rio de Janeiro.
"Passamos o dia inteiro lá. Queria avisar: muita gente me mandou mensagem, tá difícil, não consigo responder Whatsapp", disse ele. O grupo de busca e resgate foi à Escola Municipal Getúlio Vargas, na cidade de Eldorado do Sul, e resgataram 50 pessoas no local. A dupla também contou que conseguiram resgatar pessoas que estavam ilhadas em uma empresa de telecomunicação no mesmo município.
"Óbvio, é um trabalho em equipe gigante, muita gente ajudando, foi muito maneiro", afirmou. "Queria agradecer a todo mundo, a polícia civil e federal ajudou muito, todo mundo estava na correria pra ajudar, os bombeiros...".
"No finalzinho, achamos um ginásio e tinha mais de vinte cachorros. Conseguimos levar todos. Foi muito animal", comemorou. Ele ainda apontou a relutância de alguns moradores de deixarem seus lares: "Teve um cara, ontem, a gente queria resgatar eles e ele não queria sair de casa. Muita gente não quer sair das casas, fica no segundo andar... E a gente descobriu que o cara tinha uma mulher grávida. A gente convenceu ele, ficou no trabalho psicológico e conseguiu".
"Também teve uma mãe que tinha acabado de fazer uma cesárea. A gente pegou ela no colo. A bebê tinha uma ou duas semanas, muito pequenininha. Convencemos ela, e levaram todos embora. Dentro de toda a tragédia, dá um alívio e um carinho no coração", finalizou.
Pedro Scooby enumera resgates em enchentes no Rio Grande do Sul
Scooby levou mais dez surfistas de ondas gigantes para o local, que está em estado de calamidade. Os atletas viajaram por 18 horas e levaram motos aquáticas para ajudarem no resgate a pessoas ilhadas após enchentes causadas por chuvas naquela região.
Além dos meios de transporte, eles levaram 15 filtros portáteis que tornam qualquer água potável. O filtro é um projeto do surfista Jon Rose, inspirado em uma experiência de seu pai, que criou uma ONG na África focada em ensinar populações carentes a coletar água da chuva e filtrá-la.
Surfistas levam motos aquáticas para auxílio de resgate no RS
Reprodução/Instagram