Comemorado anualmente no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas onde há uma maior procura no mercado por produtos para presentear mulheres tão significativas. A data foi oficializada no Brasil em 1932 pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, mas existem indícios da comemoração desta data desde 1918. Pensado para homenagear todas as mães e o amor materno, a data registra alta demanda comercial.
Nesse sentido, o Procon/AL realizou uma pesquisa de preço de diversos produtos em lojas de variados setores para ajudar o consumidor a encontrar o presente ideal e melhores valores. A equipe de fiscalização do órgão realizou a pesquisa em lojas do centro de Maceió e shoppings da capital. Foram averiguados os valores dos itens mais procurados, como joias, cosméticos, roupas e eletrodomésticos, que variam de R$ 9,90 a R$ 6.164,00.
Confira a pesquisa completa na íntegra clicando em https://procon.al.gov.br/pesquisa e também compare a atual pesquisa com a do ano passado em https://procon.al.gov.br/pesquisa.
A equipe também buscou averiguar ocorrências de práticas abusivas, tendo em vista que, nas datas comemorativas, é comum observar aumento de preço e informações incompletas, que podem induzir o consumidor a ser enganado na hora das compras. Ademais, foram verificados itens que se encontram em promoção durante todo esse período comemorativo.
Para o gerente de Fiscalização do Procon-AL, João Lessa, a equipe vai para o comércio lojista já sabendo o que fazer.
"Nós saímos em grupos com uma planilha contendo itens e fazemos um comparativo entre valores cobrados esse ano com o do ano passado. Esse é um diferencial que temos no trabalho", concluiu.
O presidente do órgão, Daniel Sampaio, destacou a importância desse monitoramento de preços.
"O Dia das Mães é uma das datas mais procuradas no ano para a compra de presentes. Nesse sentido, o Procon-AL tem todo o cuidado nas pesquisas para ajudar, de fato, as pessoas que estão indo às compras. O cuidado com preço, qualidade, garantia, entrega e até a devolução de produtos com defeito. Esse é um trabalho importante feito pela fiscalização", afirmou.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através do 151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98883-7586 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br
Fonte: Secom Alagoas