A Operação Lei Seca tem buscado conscientizar a população com palestras sobre os riscos da mistura de álcool e direção. Os agentes da Lei Seca foram convidados pela Carajás para conversar sobre o tema com os profissionais do Centro de Distribuição da empresa, no município de Rio Largo.
De acordo com coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, a Operação Lei Seca tem promovido a conscientização da população por meio de palestras e campanhas de marketing para buscar sempre salvar vidas.
"Temos reduzido o número de flagrantes de condutores sob efeito de álcool. Durante nossas ações de fiscalização, percebemos que as pessoas estão cada vez mais conscientes, deixando os veículos em casa, e indo de carro de aplicativo, ou determinando um condutor da rodada. Ano passado, registramos uma redução de quase 34%, em comparação com 2022", afirmou.
Arnaldo Pereira, agente de trânsito da Operação Lei Seca, destacou a importância de falar sobre a questão para todos que fazem parte do trânsito, sejam motoristas, passageiros, ou pedestres. "Precisamos sempre estar educando a população e mostrando à sociedade o que é a Lei Seca e os riscos de misturar álcool e direção. Viemos falar, especialmente, com os motoristas que fazem o transporte de cargas pesadas, que eles precisam estar bem de saúde para conduzir veículos de grande porte e fazer deslocamentos por todo estado", disse Arnaldo Pereira.
Antonio Brás, técnico de segurança do trabalho da Carajás, explicou que o convite para a realização da palestra faz parte da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho da empresa. "Abordamos diversos assuntos com os nossos colaboradores, entre eles a segurança viária. E temos vários profissionais que atuam diretamente no trânsito, fazendo o transporte dos nossos produtos em Maceió e no interior, por isso, precisamos conscientizá-los da importância de seguir as normas e a legislação de trânsito e não misturar álcool e direção", contou.
Para as instituições e empresas que tiverem interesse em agendar uma palestra com os agentes da Operação Lei Seca, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
Fonte: Secom Alagoas