A Prefeitura de Maceió causou polêmica nas redes sociais ao utilizar imagens de uma Creche Cria, do governo do Estado, para promover o programa "Gigantinhos", lançado recentemente pelo prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL). A Secretaria de Comunicação de Maceió divulgou a publicidade com fotos da Creche Cria da Grota do Cigano, mesmo local que JHC se recusou a receber e acabou sendo administrada pelo governo estadual.
Essa ação gerou críticas e reações negativas, com muitos questionando a legitimidade da propaganda. O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) expressou sua indignação nas redes sociais, destacando a ironia de utilizar imagens de creches que o próprio JHC rejeitou, enquanto o programa promovido pela prefeitura prometia suprir a demanda por vagas em creches na capital alagoana.
Brito, que foi secretário de Educação de Alagoas e responsável pela concepção do programa Creches Cria, revelou que a prefeitura de Maceió teve a oportunidade de receber creches construídas gratuitamente pelo Estado, desde que fornecesse os terrenos. No entanto, a prefeitura não aceitou a oferta e recusou-se a receber as creches, que seriam disponibilizadas sem qualquer custo para o município.
"A prefeitura não doou os terrenos e ainda fez pior. O Estado construiu três creches em terrenos próprios e o prefeito se recusou a receber a doação destes equipamentos, que seriam dados à prefeitura sem nenhuma contrapartida", ponderou..
A utilização das fotos da Creche Cria na propaganda da prefeitura foi vista como uma tentativa de enganar a população, alimentando a controvérsia em torno das ações do governo municipal. Brito também mencionou que o Ministério Público do Estado de Alagoas já tomou medidas legais contra a prefeitura de Maceió devido a esse tipo de conduta, classificando as ações do prefeito JHC como "mentiras" que precisam ser enfrentadas judicialmente.
Em vídeo no Instagram, o deputado foi irônico ao comentar os erros do prefeito e sua equipe: "é cada dia mais impressionante. Eles usam usam a foto da nossa creche, da creche Cria que eles não quiseram aceitar. É uma coisa inacreditável, o quanto que eles procuram enganar as pessoas usando as redes sociais", criticou o deputado.
Fonte: Redação com assessoria