Estão abertas até 10 de março as inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais temporários para atuarem na Educação Especial da rede estadual de ensino. O procedimento deve ser feito no Sistema SIGEPRO pelo endereço https://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/.
Ao todo, são 758 vagas para os cargos de professor de sala de recursos multifuncionais, professor de teatro, professor de música, professor de sorobã, professor para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), instrutor de informática, intérprete de Libras, instrutor de Libras, ledor/transcritor de Braille, revisor de Braille, instrutor de oficinas pedagógicas (cozinha experimental, horta e jardinagem, artesanato e reciclagem), auxiliar de transporte escolar, profissional acompanhante da Educação Especial e profissional de Apoio Escolar da Educação Especial.
"Estes profissionais atuarão para garantir o acesso e a permanência na escola dos estudantes da Educação Especial, assegurando os serviços especializados que dão suporte para a inclusão deste público, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo", informa a gerente especial de Integração, Família, Comunidade e Rede de Proteção da Secretaria de Estado da Educação (GEIRP/Seduc), Shayane Farias.
Como se inscrever
No ato da inscrição, o candidato, além de preencher um formulário com dados pessoais, deverá fazer o envio de um arquivo em PDF com os documentos pessoais e que comprovem os requisitos mínimos para o cargo, além dos títulos declarados na inscrição e documentos de experiência profissional e nada consta criminal (modelos Anexos VI, IX e X disponíveis no edital).
Todos os documentos devem ser adicionados em um arquivo único do tipo PDF, com a seguinte ordem:
Documento de Identidade RG ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH;
Registro Nacional de Estrangeiro - RNE ou Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM - No caso de estrangeiro(a) devidamente legalizado (a) no Brasil;
Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas - CPF/MF;
Comprovante de quitação eleitoral;
Comprovante de quitação das obrigações do Serviço Militar (no caso dos candidatos do sexo masculino);
Comprovante de residência (atualizado, com até 03 meses);
Cartão/ comprovante inscrição PIS/PASEP/ NIT/ NIS;
Nada consta criminal (atualizado, com menos de 03 meses) expedido pelas Justiças Estadual e Federal;
Declaração emitida e devidamente assinada pelas lideranças/conselho da comunidade indígena ou quilombola a que pertencer o (a) candidato (a), conforme modelos ANEXOS IX e X deste Edital - No caso candidato (a) concorra a reserva de vagas para indígenas, negros (as) e quilombolas;
Comprovantes de atendimento dos requisitos mínimos para o cargo que concorrer no certame, conforme exigida pelo ANEXO I deste Edital;
Títulos (declarados no ato da inscrição ONLINE) emitidos por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação conforme exigida pelo ANEXO II deste edital;
Comprovantes de experiência profissional (declarados no ato da inscrição ONLINE);
Declaração de não acumulação ilícita de cargos, e/ ou proventos, com fulcro no inciso XVI, do art. 37, da Constituição Federal, (modelo ANEXO VI).
Fonte: Secom Alagoas