O procurador de Justiça Lean Antônio Ferreira de Araújo foi nomeado como novo procurador-geral de Justiça de Alagoas para os próximos dois anos. A oficialização da nomeação que o conduzirá ao cargo ocorreu nesta terça-feira (06), pelo governador Paulo Dantas, numa cerimônia no Palácio República dos Palmares. A solenidade de posse acontecerá em abril próximo, quando o atual chefe do Ministério Público do Estado de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, encerrará o seu segundo mandato à frente da instituição.
A nomeação com a data deste 06 de fevereiro será publicada no Diário Oficial de Alagoas desta quarta-feira (07). Assinado pelo chefe do Poder Executivo estadual, o ato explica que o mandado de Lean Antônio Ferreira de Araújo será exercido entre os anos de 2024 e 2026, a se iniciar a partir da sua efetiva posse.
"Hoje estamos tomados pelos sentimentos de alegria e gratidão. Estarmos sendo reconduzidos à chefia do Ministério Público, 20 anos depois da nossa última gestão, significa dizer que deixamos um legado que contou com a aprovação dos colegas que viveram àquela época conosco. Já para os mais recentes, tanto membros quanto servidores, que não acompanharam esse trabalho, mostramos o que foi feito e, claro, tudo o que ainda está porvir, como valorização profissional, e a defesa intransigente da lei e dos direitos do cidadão. Teremos muito trabalho e estamos cheios de disposição para seguir fazendo a transformação social que estava sendo conduzida pelo atual procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto", declarou Lean Antônio Ferreira de Araújo.
O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, celebrou a nomeação: "Ver o procurador de Justiça Lean Araújo retornar à chefia da instituição só chancela o quanto a sua administração foi exitosa não somente para quem integra o Ministério Público, como também para a sociedade, maior destinaria dos serviços prestados pelo MP. Para além disso, é preciso lembrarmos que ele foi candidato único, o que mostrou o seu poder de aglutinação e união da classe. O MP alagoano estará muito bem representando com o Lean no comando do órgão", afirmou o atual PGJ.
Em seu discurso, o governador destacou o momento vivido no Ministério Público ao escolher Lean Araújo por unanimidade. "Lean já foi procurador anteriormente, tem uma vasta experiência e uma maturidade incrível. Ele tem todas as condições e os pré-requisitos para levar essa instituição, que é tão importante para a defesa da democracia, para a defesa dos princípios constitucionais e para a vigilância de toda a sociedade", afirmou o governador.
A posse
A solenidade protocolar acontecerá no próximo mês de abril, e será o Colégio de Procuradores de Justiça que dará posse ao PGJ já nomeado. Já em maio, haverá a posse festiva.
Histórico
Lean Antônio Ferreira de Araújo ingressou no Ministério Público de Alagoas em 26 de agosto de 1988, como promotor de Justiça substituto, após ser aprovado em concurso público. Ao longo de sua carreira, desenvolveu as atribuições como membro do MPAL em várias promotorias de Justiça, tanto na capital quanto no interior.
E ele já chefiou o Ministério Público do Estado de Alagoas, tendo assumindo o assento de procurador-geral de Justiça nos biênios 1998/2000 e 2000/2002 e entre os meses de julho e dezembro de 2002.
Lean Antônio Ferreira de Araújo também já foi corregedor-geral do MPAL nos períodos compreendidos entre 2003 e 2004, 2006 e 2008 e 2017 e 2019. Já em 2020, ele foi eleito ouvidor do Ministério Público, sendo reconduzido à função para os anos de 2021 e 2022.
Em janeiro de 2023 foi escolhido para o cargo de subprocurador-geral Administrativo-Institucional, atuando na administração superior ao lado de Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
O novo PGJ, em paralelo a carreira como membro do MPAL, desenvolve atividades acadêmicas e atua como professor de Direito Penal. Ele é especialista em Processo, mestre em Educação e doutor em Direito Constitucional.
Ascom MPE/AL