O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abriu as inscrições para a 1ª edição de 2024 nesta 2ª feira (22.jan.2024). Os candidatos que fizeram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023 terão até 23h59 de 5ª feira (25.jan.2024) para se inscreverem e concorrer às vagas em universidades públicas.
Nesta fase, estão sendo ofertadas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de educação superior participantes do programa, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista com o número de vagas do Sisu 2024 por instituição pode ser conferida no site oficial do programa.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, o candidato deve usar o mesmo login e senha utilizado para entrar no portal gov.br do governo federal.
Podem se inscrever no Sisu todos os candidatos que participaram da edição de 2023 do Enem e que obtiveram nota maior que zero na prova de redação. Os participantes na condição de "treineiro", isto é, que ainda não concluíram o ensino médio, não podem utilizar suas notas para ingressar na universidade.
Durante a inscrição, os candidatos devem responder a um questionário socioeconômico do perfil e a escolher até duas opções de curso. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições, mas o Sisu somente irá considerar a última registrada no sistema.
O Sisu utilizará como critério a nota obtida na última edição do Enem, de acordo com o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência.
VAGAS
A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é a instituição de ensino federal que mais oferecerá vagas (9.240 vagas) nesta edição. Em seguida, estão a UFF (Universidade Federal Fluminense), com 8.788, e a UFPB (Universidade Federal da Paraíba), com 7.750 oportunidades.
No universo de instituições públicas estaduais, a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) tem o maior número de vagas, com quase 6.000. Na sequência, aparecem Uespi (Universidade Estadual do Piauí), com 4.215, e Uneb (Universidade do Estado da Bahia), com 2.610.
A única instituição municipal de educação superior participante do programa é a Fama (Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente), no Paraná, com 86 vagas.
REDE FEDERAL
Neste ano, o Sisu teve a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Dom Pedro 2º, que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, os estudantes são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.
CRONOGRAMA
O resultado da chamada regular dos inscritos nesta fase do Sisu será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro. Os aprovados devem efetuar a matrícula nas respectivas instituições de ensino de 1º a 7 de fevereiro, com a apresentação da documentação solicitada.
Os candidatos que não forem aprovados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu, que ficará aberta de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
Os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone 0800-616161 ou pelo site.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: Poder360