A programação do "Massayó: Sol... Mar... Forró", maior São João do litoral do Brasil não movimenta apenas os amantes de um bom forró, mas toda uma cadeia econômica local. Esta é uma avaliação do prefeito de Maceió, JHC, que conferiu, mais uma vez, na noite de quinta-feira (16), as apresentações dos artistas locais e bandas nacionais no palco do Forró no Biu, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes.
O prefeito fez questão de estar no meio do povo, conversou com as famílias, comerciantes informais e destacou que as festas juninas são democráticas e contribuem efetivamente para ampliar o desenvolvimento cultural e econômico.
"Os resultados dos primeiros dias de São João de Maceió são perceptíveis. Aqui no Forró no Biu presenciamos muitas famílias que saíram de suas casas para curtir momentos de alegria com as atrações locais e nacionais. As pessoas da economia informal, por exemplo, sofrem muito nesta época por causa da baixa temporada do turismo. Estamos mudando esta realidade com o Massayó: Sol... Mar... Forró, que está gerando renda para quem não tinha perspectiva de um lucro maior. O comércio local é outro exemplo. As pessoas que querem ir para festa compram na lojinha de roupa, vão se produzir no salão de beleza, usam transporte de taxi e aplicativo para chegar ao local. Ou seja, é toda uma cadeia econômica sendo fortalecida", contextualiza o prefeito.
JHC também destacou o envolvimento de todos os órgãos da administração pública com diversos serviços que estão à disposição do público. "Temos aqui um aparato de segurança para que as pessoas se divirtam com tranquilidade, além de serviços de saúde, assistência, coleta de reciclados e ainda as equipes de limpeza de prontidão para deixar tudo organizado para o dia seguinte".
Valorização artística – O prefeito de Maceió também reforçou que a os editais lançados pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) contemplou a participação de mais de 3.000 artistas locais, entre cantores, bandas e grupos de danças típicas no São João de Maceió.
São 1.660 artistas, sendo 20 grupos de coco de roda, 20 quadrilhas e 20 trios de forró. Do "Toca Tudo MCZ", foram 378 artistas, divididos em 36 bandas e 56 trios de forró. Já do "Vem pra Praça" são 900 artistas (10 grupos de coco de roda, 10 quadrilhas e 10 grupos de bumba meu boi. E, do "Festival Bumba Meu Boi" foram 200 artistas contemplados (20 grupos escolhidos).
"O São João de Maceió valoriza seus artistas locais e não compactua com desapreço a eles. O Município está valorizando e pagando valor justo, com a maior brevidade possível. É mais um exemplo do quanto estamos movimentando, também, o cenário econômico da cultura", finaliza.