O programa Vida Nova nas Grotas promoveu nesta quinta-feira (07) uma edição especial da arena de serviços para atender aos moradores dos bairros afetados pela mineração da Braskem. A população contou com serviços nas áreas de cidadania, saúde, esporte, educação e assistência social. Na ação, que ocorreu no Centro Estadual de Esporte e Lazer, localizado no bairro do Flexal, foram realizados mais de 6.500 atendimentos.
A 21ª edição da arena foi uma solicitação da população que ainda reside na região, especialmente dos bairros Mutange, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Flexal e Bom Parto, em audiência com governador Paulo Dantas na segunda-feira (4) E que prontamente foi deferida pelo Governo de Alagoas.
Os moradores contaram com atendimentos médicos com clínicos gerais e especialistas, exames laboratoriais, eletrocardiogramas, agendamento e emissão de documentos, apoio psicológico e psiquiátrico, atividades lúdicas e esportivas com as crianças, cadastro no cartão CRIA, orientações sobre o Bolsa Família e o CadÚnico, além da atualização do cadastro de habitantes da região que auxiliará na formação de novas políticas públicas para as vítimas.
A dona de casa Mariza Oliveira, de 54 anos, reside no Flexal relatou que a população que ainda não foi realocada vive isolada, e a ação do Governo proporcionou o retorno da integração social. "Estamos isolados, praticamente sem nada por aqui, tenho uma mãe acamada e foi maravilhoso receber a equipe de saúde do Governo em minha casa para dar dignidade a ela e a toda a minha família. Está sendo um excelente trabalho, o governador está de parabéns", afirmou a beneficiada.
Já o aposentado José Rosendo, que morava no Bom Parto antes do estado de alerta, retratou que está dormindo de favor na casa de familiares e perdeu os seus documentos na mudança. "Eu perdi minha identidade quando sai correndo de casa, estava sem nenhum documento, hoje consegui fazer o meu RG e ainda fui ao médico, foi bom demais", contou José.
A primeira-dama do Estado e coordenadora do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, ressaltou o compromisso do Estado com a população atingida pelo crime da Braskem. "Esse foi mais um pleito dos moradores que foi prontamente atendido por todo o Governo de Alagoas. Estamos escutando as demandas e levando políticas públicas. Nossa prioridade é garantir dignidade às vítimas", garantiu Marina. Esta edição contou com a parceria das secretarias de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), Saúde (Sesau), Cidadania e Pessoa com Deficiência (Secdef), Primeira Infância (Cria), Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Educação (Seduc), Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Instituto de Identificação, além da colaboração da Equatorial Energia.
Fonte: Secom Alagoas