banner TAVARES - 728X90
banner tv
Banner SEBRAE mulher- DZ
CESMAC 2024.4

Presidentes Bolsonaro e Biden fazem reunião bilateral nos EUA

Por Voz na Comunidade em 10/06/2022 às 07:25:49

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tiveram um encontro bilateral na noite desta quinta-feira (9), em Los Angeles, durante a 9Âș CĂșpula das Américas, que reĂșne lĂ­deres da maioria dos paĂ­ses do Hemisfério Ocidental. Esta é a primeira reunião de ambos desde que Biden chegou ao poder, em janeiro de 2021. A declaração à imprensa, acompanhada por auxiliares das partes, começou por volta das 20 horas no horĂĄrio de BrasĂ­lia (16h no horĂĄrio local) e durou cerca de 10 minutos.

Em sua fala, Bolsonaro disse que o Brasil serĂĄ um dos maiores exportadores de energia limpa do planeta, exaltou o agronegócio e reafirmou que o paĂ­s é exemplo em preservação do meio ambiente, apesar das "dificuldades".

"A questão ambiental, temos as nossas dificuldades, mas fazemos o possĂ­vel para atender aos nossos interesses e também, porque não dizer, a vontade do mundo. Somos exemplo para o mundo na questão ambiental. Além da segurança alimentar, energia limpa, bem como na questão ambiental, o Brasil é um gigante, e se apresenta para o mundo como a solução para muitos problemas", afirmou.

Bolsonaro disse ter interesse em cada vez mais se aproximar dos Estados Unidos, citou valores comuns entre as duas nações e comentou sobre as eleições brasileiras de outubro. "Este ano, temos eleições no Brasil, e nós queremos, sim, eleições livres, confiĂĄveis e auditĂĄveis. E tenho certeza que quando eu deixar o governo, também serĂĄ de forma democrĂĄtica", ressaltou.

Sobre a guerra da RĂșssia na Ucrânia, Bolsonaro disse querer a paz e fazer o possĂ­vel para que ela seja alcançada, mas sem tomar medidas que poderiam trazer consequĂȘncias econômicas para o Brasil. Estados Unidos e Europa tĂȘm liderado boicotes comerciais contra os russo para pressionar pelo fim da guerra.

"Lamentamos os conflitos, mas eu tenho um paĂ­s para administrar. E, pela sua dependĂȘncia, temos sempre que sermos cautelosos, porque as consequĂȘncias da pandemia, com a equivocada polĂ­tica do fique em casa, a economia a gente vĂȘ depois, agravada por uma guerra a 10 mil km de distância do Brasil, as consequĂȘncias econômicas são danosas para todos nós", argumentou. "Estamos à disposição para colaborar na construção de uma saĂ­da deste episódio, que não queremos, entre Ucrânia e RĂșssia", acrescentou.

JĂĄ Biden, que falou antes de Bolsonaro, fez uma declaração mais curta, deu boas-vindas ao lĂ­der brasileiro e falou que os demais paĂ­ses deveriam ajudar a financiar a preservação da Amazônia.

"Nós temos que ajudar a recuperação econômica e também a preocupação climĂĄtica. VocĂȘs tentam proteger a Amazônia, acho que o resto do mundo deveria ajudar a financiar essa preservação. Isso é uma responsabilidade muito grande. Nós temos que conectar nossos povos e estou ansioso para saber o que vocĂȘ pensa sobre isso. Gostaria de ouvir sua opinião e também levantar algumas questões de interesse mĂștuo", disse Biden.

Ele também falou de valores compartilhados entre os dois paĂ­ses e elogiou o Brasil, chamando de "paĂ­s maravilhoso", com um "povo magnĂ­fico" e "instituições fortes".

Do lado brasileiro, o encontro foi acompanhado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que estĂĄ com Bolsonaro nos EUA, além de ministros.

Bolsonaro participa nesta sexta-feira (10) de sessão deliberativa da CĂșpula das Américas. Ainda na sexta, após o término do encontro de chefes de Estado, o presidente brasileiro e sua comitiva viajam para Orlando, também nos Estados Unidos, onde cumprirĂĄ agenda de inauguração de uma sede consular brasileira e outras atividades.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
banner tvsampaio 728x90
CAMPOS 728x90
banner tv
Banner SEBRAE homem- DZ
CESMAC 2024.4

ComentĂĄrios

banner tvsampaio 728x90
banner TAVARES - 728X90 - 2
tv oops