O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encerrou a Semana Nacional do Doador de Sangue neste domingo (26), promovendo uma ação de conscientização para aumentar o número de doadores no Estado. Para isso, a equipe do Núcleo de Captação de Voluntários do órgão realizou, no horário das 9h às 14h, uma panfletagem na rua fechada da orla de Maceió.
Durante a iniciativa, famílias, banhistas, comerciantes e turistas foram abordados e conscientizados sobre o gesto nobre que representa a doação voluntária de sangue. A ação pode ser realizada por qualquer pessoa saudável, que tenha entre 16 a 69 anos de idade, peso mínimo de 50 quilos, não seja acometido por nenhuma doença infectocontagiosa e que seja aprovada durante triagem hematológica.
Entre as pessoas abordadas durante panfletagem promovida pelo Hemoal, o servidor público Fernando Santos parabenizou o hemocentro alagoano pela iniciativa educativa. Doador voluntário de sangue há muitos anos, ele destacou que muitas pessoas têm medo de doar e que a conscientização é a melhor estratégia para mostrar que o gesto é benéfico para quem doa e para quem recebe a transfusão.
"Faço minha doação uma vez ao ano e ainda percebo que muitas pessoas têm medo de doar, acredito que por desconhecimento de como o procedimento é seguro, indolor e um gesto altruísta. É inegável que a gente leva uma picadinha no momento que é para a agulha entrar, mas, em cerca de 10 minutos todo o processo é completado e a sensação de que você salvou até quatro vidas com aquele gesto tão simples é indescritível", ressaltou o doador.
Gratidão
E se o ato de doar sangue é classificado como "indescritível" na visão de voluntários como Fernando Santos, para os receptores do hemocomponente o gesto é resumido em uma palavra: gratidão. É assim que o psicólogo Sideny Santos, que é acometido por doença falciforme, resume a iniciativa de cada pessoa que se dispõe a doar sangue no Hemoal ou durante as coletas externas promovidas pelo hemocentro.
"Desde criança sou acompanhado pelo Ambulatório de Hematologia do Hemoal, devido às crises provocadas pela doença falciforme, e o sangue foi e continua sendo o remédio que salva minha vida. É esse remédio que não se fabrica artificialmente e não se compra em farmácia que dependo para sobreviver, cujo principal ingrediente para chegar até o meu corpo é a solidariedade", frisou o paciente, que, por saber a importância da doação voluntária de sangue, participou da ação educativa.
Aumentar as doações
A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, destacou que a ação educativa visa aumentar o número de doadores voluntários nos postos fixos de coleta, que estão situados em Arapiraca e Maceió. As unidades funcionam de segunda a sábado, durante o turno da manhã e da tarde, recebendo doações de sangue para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais alagoanos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
"Com o crescimento da população alagoana, a demanda por transfusões também aumentou. Por isso, expandimos nossa rede de captação de sangue, por meio da abertura de uma unidade de coleta na Via Expressa, em Maceió, mas temos que aumentar o número de doadores voluntários em nossos postos fixos. Por isso, esta ação de conscientização ressalta que, a cada doação de sangue, até quatro vidas podem ser salvas", destacou Verônica Guedes, ao agradecer o apoio logístico do Governo do Estado para a realização do evento.
Passeio Ciclístico
Antes da panfletagem na rua fechada da orla de Maceió, o Hemoal promoveu um passeio ciclístico em parceria com o grupo Pedal Aleatório. Vestindo camisetas do Hemoal, enfatizando que o gesto de doar sangue representa uma ação heroica, os ciclistas pedalaram do bairro Tabuleiro do Martins até a Ponta Verde, onde foram recepcionados com um café da manhã regado a frutas, suco e água.
"É motivo de muito orgulho e satisfação para o grupo Pedal Aleatório atender ao chamado do Hemoal e promover este passeio ciclístico de conscientização em prol da doação voluntária de sangue e, consequentemente, em prol da vida. Quem pratica esportes como o ciclismo, por exemplo, tem consciência que está adotando um gesto de cuidado com a sua saúde e a sua vida. Deste modo, o incentivo à doação de sangue é uma iniciativa que está totalmente atrelada à nossa filosofia de vida", salientou o coordenador do Pedal Aleatório, Luciano Lopes.
Trabalho Excepcional
Presente à ação educativa promovida pelo Hemoal, o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Éder Correia, parabenizou a direção e os servidores do hemocentro pela realização do evento. Representando o titular da pasta, Gustavo Pontes de Miranda, ele classificou como excepcional o trabalho desenvolvido pelo órgão, que é referência na assistência hematológica e hemoterápica em Alagoas.
"Em comemoração à Semana Nacional do Doador de Sangue, o Hemoal realizou esta ação de conscientização para sensibilizar mais alagoanos a se candidatarem à doação voluntária de sangue. É uma iniciativa que recebe os nossos parabéns e nosso total apoio, em razão do trabalho sério, comprometido e de extrema relevância, que é salvar vidas. A você que ainda não é doador de sangue, atenda ao chamado do Hemoal e pratique este gesto voluntário", conclamou o secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia.
Fonte: Secom Alagoas