O vereador Fábio Rogério participou da entrega, pela Defesa Civil de Maceió, de 109 certificados para novos voluntários que fizeram a formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Eles juntam-se aos 44 Nudecs que já atuam desde 2021 em várias comunidades de Maceió, como uma extensão da Defesa Civil Municipal nos bairros com áreas de risco.
"Muito feliz em participar dessa certificação dos novos Nudecs de Maceió! Quero parabenizar a Defesa Civil do município pelo trabalho que vem sendo realizado ao lado desses guerreiros e guerreiras que estão presentes no dia a dia das comunidades. Todos juntos no propósito de prevenir e salvar vidas", disse Fábio Rogério.
O núcleo é composto, em sua maioria, por líderes comunitários que já conhecem e atendem as demandas das comunidades em que residem. Principalmente no período chuvoso, acionam diretamente o órgão para ações de resposta à comunidade, auxiliando na retirada de pessoas das áreas de risco, identificando riscos de deslizamentos de barreiras, desabamento de residências e demais ações de Defesa Civil.
"Os Nudecs têm um papel extremamente importante. Eles são os nossos olhos nas comunidades e estão presentes no dia a dia, o que facilita o acesso e nos auxilia a atender as demandas", enfatiza Abelardo Nobre, coordenador geral da Defesa Civil de Maceió.
O evento ocorreu às 17h de ontem (21), no auditório da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) e contou com a presença de vereadores, dos voluntários que receberam os certificados, Nudecs que já atuam em suas comunidades, agentes da Defesa Civil e moradores das comunidades.
Previne 2024
Na ocasião, o coordenador geral também apresentou o Plano de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2024, o Previne Maceió, e ressaltou como os Nudecs foram essenciais para, em dois anos seguidos, não registrarmos vítimas fatais durante o período chuvoso.
"Era uma realidade distante há anos em Maceió. Mas nesses dois últimos anos, com empenho e dedicação de todos os agentes de Defesa Civil e dos Núcleos Comunitários, nós conseguimos. Atendemos muitas pessoas, fizemos encaminhamentos para os benéficos eventuais do Município e retiramos famílias do risco, e todas tiveram suas vidas preservaras", enfatizou.
Além deste marco para a Defesa Civil de Maceió, com as ações de prevenção, o número de ocorrências reduziu em 60% nos últimos três anos. De janeiro a junho de 2023 foram registradas 877 ocorrências, enquanto 2021 registrou 2.274 e 2022 2.178, no mesmo período.
Fonte: Redação com assessoria