Mais de 18,1 milhões de alunos de cerca de 54 mil escolas de todas as regiões do paĂs participam hoje (7) da primeira fase da 17ÂȘ OlimpĂada Brasileira de MatemĂĄtica das Escolas PĂșblicas (Obmep), realizada pelo Instituto de MatemĂĄtica Pura e Aplicada (Impa). Essa é considerada a maior competição cientĂfica do paĂs e alcança, nesta edição, 99,78% dos municĂpios brasileiros.
De acordo com as normas e gabaritos estabelecidos pelo Impa, as provas serão aplicadas durante todos os turnos escolares e corrigidas pelas escolas, totalizando 20 questões. O exame é preparado em trĂȘs nĂveis, obedecendo o grau de escolaridade do aluno: NĂvel 1 (6Âș e 7Âș anos do ensino fundamental), NĂvel 2 (8Âș e 9Âș anos do fundamental) e NĂvel 3 (ensino médio).
O regulamento da olimpĂada estĂĄ disponĂvel no site. Os estudantes classificados na primeira fase da Obmep realizarão a prova da segunda fase, no dia 8 de outubro. Nessa segunda etapa, a prova é composta por 6 questões discursivas.
O coordenador-geral da Obmep e diretor adjunto do Impa, Claudio Landim, celebrou o alcance do certame. "É incrĂvel o fato de termos, no paĂs, 18 milhões de alunos fazendo uma prova que não exige conhecimento de matemĂĄtica, mas que propõe problemas que exigem criatividade dos alunos para resolver. Esperamos, neste ano, detectar jovens com facilidade e talento para a matemĂĄtica e, depois, formar esses alunos em programas da Obmep", afirmou Landim.
A classificação é feita de acordo com as maiores notas obtidas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o nĂșmero total de vagas disponĂvel para cada escola, por nĂvel.
As instituições de ensino devem enviar os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase até o dia 20 deste mĂȘs, por meio do aplicativo da 17ÂȘ Obmep (disponĂvel no Google Play e na Apple Store) ou pelos correios. Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto. A premiação estĂĄ programada para ocorrer em 20 de dezembro.
A Obmep premia separadamente alunos de escolas pĂșblicas e privadas. Para os alunos das escolas pĂșblicas, serão concedidas 6.500 medalhas , sendo 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, e até 46.200 certificados de menção honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de menção honrosa.
Os estudantes distinguidos com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação CientĂfica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadĂȘmico.
A Obmep foi criada pelo Impa em 2005 e sua realização conta com apoio da Sociedade Brasileira de MatemĂĄtica (SBM). A competição é promovida com recursos dos ministérios da CiĂȘncia, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6Âș ano do ensino fundamental ao 3Âș ano do ensino médio, a OlimpĂada de MatemĂĄtica contribui para estimular o estudo da matéria e identificar jovens talentos da disciplina, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Segundo a organização da competição, a olimpĂada contribui também para a melhoria da qualidade da educação bĂĄsica, uma vez que possibilita que um maior nĂșmero de alunos brasileiros possa ter acesso a material didĂĄtico de qualidade.
A 16ÂȘ Obmep, realizada no ano passado, reuniu 17,7 milhões de participantes e atingiu nĂșmero recorde de municĂpios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras.
Fonte: AgĂȘncia Brasil