No segundo dia da programação do intercâmbio para troca de experiências Vida Nova nas Grotas - RIOInclui, a presidente da ONG, Isabel Gimenes, realizou uma visita guiada pelas equipes estaduais nas Grotas do Cigano e da Freira, que receberam investimentos do Governo de Alagoas na mobilidade urbana e infraestrutura, contando com parques lineares e uma Creche CRIA.
Durante a visita, a representante da ong carioca pôde ver de perto a transformação realizada pelo programa Vida Nova nas Grotas nas duas comunidades, com a construção de escadarias, corrimãos, passeios, meio-fio, pequenas contenções, pinturas artísticas e dois parques lineares aparelhados com equipamentos de esporte e lazer. Ao total, foram investidos cerca de R$ 9 milhões do Tesouro Estadual para levar mais dignidade aos moradores das grotas visitadas.
Para a presidente da RIOinclui, a marca do programa Vida Nova nas Grotas é a renovação social. "O que mais me chamou a atenção é a possibilidade de transformação na vida das pessoas dessas comunidades. A nossa meta é pegar um pouco da metodologia do programa Vida Nova nas Grotas e levar para a RIOinclui nessa proposta de tratar do entorno da casa das pessoas e, quem sabe, o programa alagoano incluir também a nossa metodologia intervindo na casa das pessoas com deficiência", destaca a representante.
As comunidades visitadas fazem parte das 58 obras já concluídas e entregues pelo Programa Vida Nova nas Grotas. Além destas, mais 20 reestruturações estão em andamento. Em todo o programa já foram investidos mais de R$215 milhões, e a meta do Estado é impactar 100 grotas da capital nos próximos anos.
Fonte: Secom Alagoas