Duas coletas externas serão promovidas pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta quinta-feira (26), das 8h às 16h. Em Coruripe, a ação ocorrerá na Unidade de Coleta e Transfusão, no bairro Centro; e em Palmeira dos Índios, a iniciativa itinerante será realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro São Francisco.
O Ministério da Saúde (MS) exige que, para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário ter boa saúde, além de 16 a 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou do responsável legal, portando os respectivos documentos comprobatórios.
Com relação aos voluntários, ainda segundo o MS, ficam impedidos permanentemente de doar sangue caso tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. No caso daqueles que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.
POSTOS FIXOS E além das ações itinerantes, o Hemoal conta com unidades fixas para doar sangue na capital e no interior do Estado. No interior, as doações de sangue podem ser feitas em Arapiraca, na Unidade Eldorado, situada próximo à Escola Alternativa. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.
Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h.
Fonte: Secom Alagoas