O ex-prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP) está sendo acusado de fazer a chamada "Farra dos Poços Artesianos", após, só em 2020 ter perfurado 80 poços na cidade. A denúncia foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, na última semana.
Conforme a reportagem, que utilizou dados da Lei de Acesso à Informação, Além dos 80 poços perfurados em 2020, Estrela de Alagoas é a cidade que tem um dos cinco poços perfurados em toda Alagoas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), cujo coordenador estadual por Alagoas é Arlindo Garrote.
A cidade alagoana recebeu o título de 'capital dos poços" no Estado, foi privilegiada em relação a diferentes outros municípios do semiárido que não receberam nenhum poço nos últimos anos, nem da Codevasf, nem do Dnocs, mas estranhamente atualmente Estrela de Alagoas vive um grave problema de escassez hídrica.
Conforme a reportagem a concentração de poços na cidade, que é reduto político de Centrão e sobretudo do deputado federal Arthur Lira (PP), é mais uma consequência tanto do loteamento de órgãos federais como do direcionamento das emendas parlamentares.
Vale lembrar que a cidade tem pouco mais de 15 mil habitantes, o que não chega a 0,5% da população de Alagoas.
Arlindo Garrote deixou a Prefeitura de Estrela de Alagoas em agosto de 2020 para assumir a coordenação do Dnocs, quando assumiu o cargo ao ser indicado por Arthur Lira. A pretensão de Arlindo Garrote é ser candidato a prefeito nas eleições de 2024.
Fonte: Já é Notícia