O Ipaseal Saúde promoveu, nesta quarta-feira (20) o dia "Dia D" do Setembro Amarelo com uma série de atividades e serviços de saúde destinados aos usuários do plano, servidores e funcionários. A manhã começou com a distribuição dos laços amarelos - símbolo da campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, além de folhetos com orientações a respeito do tema, que ainda é considerado um tabu.
Enquanto aguardavam atendimento na recepção do prédio-sede, os usuários e visitantes foram surpreendidos com uma "ação na sala de espera" realizada pela especialista em saúde mental com ênfase na prevenção do suicídio, a psicóloga Mônica Marques. "Agradeço o convite feito pelo Ipaseal para levar informações às pessoas, por meio de uma palestra sobre os cuidados com a saúde mental, onde abordei abordar temáticas sensíveis, como depressão e suicídio dentro do tema da campanha de 2023: Se precisar peça ajuda!", explica à psicóloga.
Segundo ela, a maioria dos casos de suicídio está relacionada a transtornos mentais, como a depressão, ansiedade, bipolaridade ou borderline. Existem também as causas genéticas, fatoriais, existenciais, entre outras. "Considero este tipo de ação de extrema importância tendo como objetivo central a valorização da vida e os cuidados com a saúde mental", afirma Mônica Marques. "As pessoas foram muito participativas, receptivas e colaborativas à temática demonstrando interesse e preocupação com a saúde mental nos dias atuais", complementa.
Após a palestra, a fisioterapeuta Amanda Lima com a ajuda da Terapeuta Ocupacional, do Programa de Assistência Domiciliar do Ipaseal (PADI) falou sobre a necessidade da atividade física, ensinou técnicas respiratórias para relaxamento e realizou dinâmica com espelho para que as pessoas pudessem refletir sobre si mesmas.
A ação foi finalizada com a apresentação do cantor convidado, Franck Constâncio, que encantou e emocionou a todos os presentes com o seu repertório lírico e voz poética. Paralelamente foram oferecidos serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, saturação, pulso, frequência cardíaca, respiratória e medição da glicemia pela equipe de profissionais do PADI.
Fonte: Ascom / Ipaseal Saúde